top of page

Eu sou a Rita Medinas Faustino, artista plástica e arte educadora. Formei-me em Artes Plásticas - Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2006 e foi também nessa instituição que fiz o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas em 2012. 

Desenvolvi trabalho no âmbito educativo em várias instituições museológicas desde 2011 das quais se salientam o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, na Casa da Memória de Guimarães. tendo já colaborado com o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, com o Museu do Douro e com o Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory em parceria com a Talkie Walkie. Assumi também funções de coordenação e orientação do serviço educativo do Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura (CAAA).

Sou fundadora da Oficina Josefina que abriu portas em Maio de 2019. 

Mas afinal quem é a Josefina?

A Josefina é a Oficina, é claro!

Porquê Josefina? 

Esta historia começa quando eu engravidei da minha filha. Nessa altura eu fazia visitas orientadas em vários espaços museológicos. Eram-me feitas sempre várias perguntas, quando ia nascer, era menina ou menino e como se iria chamar... As duas primeiras eu sabia a resposta mas a última não. Então dizia sempre que se iria chamar Josefina, mesmo sabendo que não era verdade, era só a brincar.

Quando descobri este espaço maravilhosa na Av. Camilo a Oficina começou a ganhar forma o meu sonho, mas qual seria o melhor nome para esta Oficina? Josefina, claro. Deixar escapar esta rima eu não poderia!

bottom of page