Eu sou a Rita Medinas Faustino, artista plástica e arte educadora. Formei-me em Artes Plásticas - Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2006 e foi também nessa instituição que fiz o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas em 2012.
Desenvolvi trabalho no âmbito educativo em várias instituições museológicas desde 2011 das quais se salientam o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, na Casa da Memória de Guimarães. tendo já colaborado com o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, com o Museu do Douro e com o Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory em parceria com a Talkie Walkie. Assumi também funções de coordenação e orientação do serviço educativo do Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura (CAAA).
Sou fundadora da Oficina Josefina que abriu portas em Maio de 2019.
Mas afinal quem é a Josefina?
A Josefina é a Oficina, é claro!
Porquê Josefina?
Esta historia começa quando eu estava grávida da minha filha em 2018. Nessa altura eu fazia visitas orientadas em vários espaços museológicos e de cada vez que eu fazia uma visita guiada eram-me feitas sempre várias perguntas:
Quando ia nascer?
Era menina ou menino?
Como se iria chamar?
As duas primeiras eu sabia a resposta mas a última não. Então por brincadeira sempre que se iria chamar Josefina.
No ano seguinte tive que procurar um novo atelier, foi quando descobri este espaço maravilhosa na Av. Camilo. Aos poucos a Oficina começou a ganhar forma, o meu sonho, mas qual seria o melhor nome para esta Oficina? Eu adoro nomes próprios e adoro rimas... O resto o já vocês sabem!